Novo compilador da Valve ganha desempenho para GPUs AMD


Já se passaram alguns dias desde que a Steam solicitou o feedback do público para testar o ACO (um novo compilador de shaders de Mesa) para as GPUs da AMD.

Atualmente, os drivers da AMD usam um compilador de shaders utilizando o LLVM. No entanto, o Mesa é uma alternativa de software livre ao LLVM.

Então, neste caso, a Valve quer suportar os gráficos da AMD para melhorar o desempenho dos jogos Linux em várias distribuições Linux.

Para melhorar o desempenho dos jogos, o tempo de compilação é crítico e, com o novo compilador ACO, reduz o tempo em quase 50%. A Valve explicou mais sobre isso no seu post na comunidade Steam.

Os drivers AMD OpenGL e Vulkan atualmente usam um compilador de shader que faz parte do projeto LLVM upstream. Esse projeto é enorme e tem muitos objetivos diferentes, com a compilação online de shaders de jogos sendo apenas um deles. Isso pode resultar em desvantagens de desenvolvimento, em que melhorar a funcionalidade específica de um jogo é mais difícil do que seria o caso, ou quando os recursos específicos de um jogo são acidentalmente quebrados pelos desenvolvedores do LLVM trabalhando em outras coisas. Em particular, a velocidade de compilação do shader é um desses exemplos, não é realmente um fator crítico na maioria dos outros cenários, apenas um bom para se ter. Mas para jogos, o tempo de compilação é crítico, e a compilação de shader lenta pode resultar em gagueira quase não reproduzível.
Novo compilador da Valve ganha desempenho para GPUs AMD Novo compilador da Valve ganha desempenho para  GPUs AMD Reviewed by Zerobit on julho 07, 2019 Rating: 5

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