Já se passaram alguns dias desde que a Steam solicitou o feedback do público para testar o ACO (um novo compilador de shaders de Mesa) para as GPUs da AMD.
Atualmente, os drivers da AMD usam um compilador de shaders utilizando o LLVM. No entanto, o Mesa é uma alternativa de software livre ao LLVM.
Então, neste caso, a Valve quer suportar os gráficos da AMD para melhorar o desempenho dos jogos Linux em várias distribuições Linux.
Para melhorar o desempenho dos jogos, o tempo de compilação é crítico e, com o novo compilador ACO, reduz o tempo em quase 50%. A Valve explicou mais sobre isso no seu post na comunidade Steam.
Os drivers AMD OpenGL e Vulkan atualmente usam um compilador de shader que faz parte do projeto LLVM upstream. Esse projeto é enorme e tem muitos objetivos diferentes, com a compilação online de shaders de jogos sendo apenas um deles. Isso pode resultar em desvantagens de desenvolvimento, em que melhorar a funcionalidade específica de um jogo é mais difícil do que seria o caso, ou quando os recursos específicos de um jogo são acidentalmente quebrados pelos desenvolvedores do LLVM trabalhando em outras coisas. Em particular, a velocidade de compilação do shader é um desses exemplos, não é realmente um fator crítico na maioria dos outros cenários, apenas um bom para se ter. Mas para jogos, o tempo de compilação é crítico, e a compilação de shader lenta pode resultar em gagueira quase não reproduzível.
Novo compilador da Valve ganha desempenho para GPUs AMD
Reviewed by Zerobit
on
julho 07, 2019
Rating:
Sem comentários: