O Mageia 7 chega dois anos após o lançamento do Mageia 6 e está repleto dos mais recentes softwares para Linux, utilitários e ambientes de desktop.
“Todos na Mageia estão muito felizes em anunciar o lançamento do Mageia 7. Todos nós esperamos que o lançamento funcione tão bem para você quanto durante nossos testes e desenvolvimento”
Escreve Donald Stewart da Mageia no blog do projecto.
Uma distribuição Linux baseada em RPM, o Mageia é uma bifurcação do Mandriva, que era uma distro Linux levemente popular que fechou suas portas em 2011.
Com dois anos de actualizações para fornecer, é justo dizer que o Mageia 7 está repleto de novos recursos, como o suporte "experimental" para dispositivos ARMv7 e aarch64, além de muitas actualizações de pacotes.
O Mageia 7 roda no Linux Kernel 5.1, usa a área de trabalho do Plasma 5.15 por padrão (embora outros DEs estejam disponíveis) e inclui o mais recente e melhor software de código aberto, incluindo o LibreOffice 6.2.3, o Chromium 73 e o Mozilla Firefox 67.
A distro também apresenta uma pequena safra de software caseiro, incluindo a aplicação MCC (Mageia Control Center) e um ecrã de boas-vindas. Este último foi "reformulado" para ser mais simples para os novos utilizadores seguirem.
Continuando a ser tudo para todas as pessoas, o Mageia 7 fornece o mais recente gerenciador de pacotes DNF além do RPM, bem como suporte para front-ends de software 'AppStream' (como GNOME Software e Plasma Discover) e aplicações de terceiros no Fedora Serviço COPR e openSUSE Build.
A distro também permite que você mude para o gerenciador de boot rEFInd, caso o GRUB 2 não satisfaça as suas necessidades.
Hardware a distro faz uso do X.Org 1.20.4 (embora várias opções do Wayland também estejam disponíveis), oferece o Mesa 19.1, e suporta a tecnologia de comutação de gráficos Nvidia Optimus via Bumblebee, Nouveau offloading.
O driver proprietário AMDGPU-PRO não é compatível com o Mageia 7.
Mageia 7
Reviewed by Zerobit
on
julho 01, 2019
Rating:
Sem comentários: