Enso 0.3.1 “Dancing Daisy” é o último lançamento da distribuição e é baseado no Ubuntu 18.04.2 LTS (especificamente no Xubuntu).
A distribuição se destaca como um “sistema operacional simples e limpo” que é fácil de usar, com credenciais “verdes”, suporta computadores que o macOS e o Windows podem considerar “antigos”.
Enso OS é construído sobre o Xubuntu 18.04.LTS e o desktop Xfce 1.14.x, mas vem com um conjunto de extras também, incluindo um tema personalizado, applets sob medida, e uma lista de aplicativos úteis.
O lançador de aplicações da Enso é chamado de Panther. Uma bifurcação do lançador do Slingshot usado no elementaryOS, o Panther apresenta uma barra lateral de categorias para navegar por aplicações e um campo de pesquisa para encontrar a aplicação pelo nome. Também pode executar comandos, o que é útil.
O painel inferior é fornecido pela (maravilhosa) aplicação Plank, enquanto o painel superior é um painel normal do Xfce (com suporte para applets do painel do Xfce, incluindo o menu global).
O Enso é uma mistura do Ubuntu 18.04 LTS, Xfce e OS elementar, tornando-o único
Para encontrar e instalar o software, o Enso vem com um fork do elementaryOS AppCenter, renomeado para “App Hive”. Não está claro se isso pode ser usado para instalar aplicações criados para o sistema operacional elementar (suponho que não), mas ele pode ser usado para pesquisar, encontrar, navegar e instalar aplicativos de repositório regulares.
Por que não o software GNOME? Muito pesado, aparentemente.
O AppCenter é um ótimo e leve centro de aplicações que permite navegar e instalar aplicações com facilidade
Diz o Enso.
Excepcionalmente, a Enso também faz uso do gerenciador de janelas Gala, outro empréstimo do sistema operacional elementar.
O Gala oferece animações de janelas suaves e amanteigadas, tem desempenho em hardware de baixo custo e apresenta ótimos toques de fluxo de trabalho, como um ótimo alternador de aplicativos.
Finalmente, o login e a tela de bloqueio são manipulados pelo fantástico Pantheon Greeter.
Enso OS
Reviewed by Zerobit
on
junho 13, 2019
Rating:

Sem comentários: